Formação

BATISMO, VIDA NOVA EM CRISTO

Deixe seu comentário

Nos dias atuais, o Batismo se tornou um grande evento social para as famílias. Reúne-se toda a família, acompanha-se a cerimônia e depois fazem um grande almoço. Para um outro grupo, o Batismo é vital, pois apaga o pecado original e permite o ingresso automático na Igreja.

BatismoAmbas concepções carecem de uma visão mais profunda do que seja o sacramento. A primeira o reduz  a um evento social. A segunda nega o papel do ser humano de acolher a graça  e o dom de Deus em sua vida, transformando o sacramento em algo mágico independente do compromisso do ser humano.

O Batismo de crianças é uma forma extraordinária do sacramento. Na sua forma originária, o usual era o Batismo de adultos. Somente um sujeito com uso da razão seria capaz de assumir o compromisso batismal de começar uma vida nova. As crianças passaram a ser batizadas com base no pressuposto de que receberiam uma educação cristã, tornando-se capazes de assumir o compromisso de um vida cristã a partir de sua educação.

 O Batismo

BatismoO Batismo é o primeiro sacramento recebido por todo cristão. Por meio dele, o sujeito batizado se torna cristão. É a porta de entrada na Igreja. Indica e concede a graça necessária para o abandono de uma vida na morte do pecado para uma existência gloriosa de filho de Deus a serviço da comunidade.

O primeiro gesto do candidato a receber o Batismo deve ser o abandono de todas as realidades que separam o ser humano de Deus. nisto consiste a promessa batismal de renúncia ao demônio e ao pecado. Assim começa uma vida nova. Todos os hábitos contrários a uma vida dignamente cristã devem ser abandonados. Os deuses do prazer, poder e dinheiro devem ser sumamente rejeitados em nome do Deus verdadeiro. Tudo que escraviza e subjuga o ser humano deve passar a ser combatido.

O Batismo é participação no mistério pascal de Cristo. Ao mergulhar na água, o batizando morre para  a realidade do pecado e ao sair dela ressuscita para uma nova vida. A partir do Batismo, a vida do cristão deve ser a vida de um outro Cristo a iluminar o mundo por meio da graça recebida do Espírito de Cristo. É uma jornada de vida em santidade a caminho do Pai a aguardar de braços abertos. Não é uma via fácil, mas uma estrada estreita e pedregosa, na qual se sofrem inúmeras perseguições. Mas também tem-se o conforto da graça do Espírito Santo a adoçar o amargo fel posto pelo inimigo.

Batismo para a vida todaMuitos se enganam ao considerar o Batismo um evento puntual no qual toda a graça é recebida e acolhida de uma vez só. Na verdade, o Batismo é um processo. A cerimônia batismal anuncia o início de uma caminhada para a vida toda. Na decorrer da vida,  o cristão deve renunciar ao pecado e acolher uma vida nova na água a sair do lado do crucificado. A cada momento, deve se conformar a Cristo por meio da graça do Espírito Santo recebida do Pai por Jesus Cristo. Somente assim, na morte, encontrará vida nova com Cristo por toda a eternidade.

O Batismo é caminho de santificação. Seus efeitos vão sendo construídos com a  acolhida da graça de Deus no decorrer da vida. Cada minuto é uma oportunidade de fazer a vontade do Pai e ser sinal da presença do Cristo no mundo.  Ser cristão é ser Igreja e ser Igreja é ser corpo de Cristo. Muitos terão apenas a chance de conhecer a Cristo por meio do cristão. Que imagem de Cristo nós, Igreja, estamos passando para o mundo? Sejamos verdadeiros cristãos. Assumamos o nosso Batismo e nos tornemos Igreja de Cristo.


Fábio Rabelo
17Catequista
Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FaJe)