Notícias

REVITALIZAR É EVANGELIZAR, É ACOLHER

Deixe seu comentário

JANEIRO. 2017

28 de janeiro

O Santuário ganhará espaço mais aconchegante para melhor acolher os fiéis

O nosso Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu passará por uma significativa revitalização. Espaço ampliado, assentos, velário, banheiros, serviços administrativos, casa paroquial, lanchonete, entre outras áreas de nosso Santuário serão reformadas. A Via do Peregrino e um restaurante com capacidade para receber 70 pessoas são parte desse novo projeto.

A necessidade de revitalizar para melhor acolher devotos e paroquianos vem desde quando Dom Walmor assumiu a Arquidiocese de Belo Horizonte. Segundo Padre Aureo Nogueira, o arcebispo percebeu a importância do Santuário São Judas Tadeu como local de grande fluxo de fiéis. “Nesta perspectiva apareceram deficiências, que hoje deixam a desejar a acolhida aos peregrinos, sobretudo no aspecto do espaço celebrativo, banheiros e alimentação”, destacou.

O sacerdote lembrou que algumas intervenções pontuais foram realizadas, como por exemplo, a ampliação do velário e as lanchonetes, mas, ainda, segundo ele, não são suficientes.

De acordo com o administrador do Santuário, Álvaro Moreira, após muitas avaliações surgiu a necessidade da contratação de um escritório de arquitetura para desenvolvimento do projeto, que atendesse as demandas dos novos tempos. Em breve, o Plano Master – que engloba esta importante iniciativa – será apresentado à comunidade, bem como a maquete do Santuário revitalizado.
Conforme o arquiteto responsável pelo Masterplan, Afonso Walace, estes diagnósticos permitirão uma visualização de todo o conjunto dos espaços, considerando também os terrenos ainda não ocupados atualmente, e, gerando mais espaços para as diversas atividades necessárias ao bom funcionamento do Santuário.

Para viabilizar este sonho, o Santuário lançará em breve, a Campanha dos Devotos. Todos aqueles que desejarem contribuir para que este templo continue sendo “Lugar do Encontro de Deus com o Ser Humano e do Ser Humano com Deus”, podem acolher esta nova missão.

“Revitalizar o Santuário é fazer com que ele seja reconhecido na altura que ele merece e por tudo aquilo que ele significa para a Arquidiocese, para a Região Metropolitana e também para nossa cultura brasileira, em relação ao amor a São Judas Tadeu”, ressalta Pe. Aureo.

 

Release Campanha de Revitalização 

A Campanha de Revitalização do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu será lançada no dia 28 de fevereiro de 2017, segundo mês da novena. O objetivo da campanha é arrecadar fundos em prol da significativa reforma para melhor acolher os devotos. Cerca de 20 mil fiéis passam pelo Santuário no dia 28 de cada mês e 80 mil no dia do padroeiro, 28 de outubro.

Espaço ampliado, assentos, velário, banheiros, serviços administrativos, casa paroquial, lanchonete, entre outras áreas do Santuário serão reformadas. A Via do Peregrino e um restaurante são parte desse novo projeto.

Haverá duas possibilidades de contribuição: o carnê da Campanha dos Devotos e o Gesto Solidário. O carnê dá a possibilidade dos peregrinos e paroquianos doarem mensalmente. Ao adquirir o carnê, os devotos participarão do sorteio de um carro 0 Km pela Loteria Federal. Já os fiéis que vem ao Santuário uma única vez, e desejam colaborar com a revitalização, podem utilizar o envelope do Gesto Solidário.

Missão – São nossos compromissos diários: ser sinal da presença amorosa de Deus na vida de cada devoto, favorecer a fraternidade e a alegria cristã, ajudar os ­ fiéis a participarem profundamente da vida da Igreja, com o olhar missionário e acolhedor, principalmente aos mais pobres e excluídos da nossa sociedade.

Contamos com a graça de Deus, por meio da intercessão de nosso querido São Judas Tadeu, para manter o olhar ­ fixo em Jesus, e assim, cada indivíduo encontrar, aqui, oportunidades de encontro com Deus. Venha trilhar conosco este caminho rumo ao Reino de­finitivo.

 Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, rua Macaé, 629 – Bairro da Graça. Telefone: 2526-4648. comunicacaosaojudasbh@gmail.com