Santa Rosa de Lima

Marca-Santa-RosaNo ano de 2008 o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu adquiriu dois lotes à Rua São Julião, esquina com Rua Jaguaribe, no bairro Nova Floresta. Em julho do mesmo ano iniciou-se a construção da igreja dedicada a Santa Rosa de Lima, primeira santa da América do Sul, padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Esta era uma grande aspiração dos fiéis que residiam na parte baixa do bairro.

Em 23 de agosto de 2008, às 16h, foi celebrada a primeira Missa no local da construção. Houve uma participação grande dos fiéis, sendo um momento de grande alegria e de muita esperança para todos. A Missa foi presidida pelo padre Pedro de Sousa Pinto, pároco emérito do Santuário.

Já em fevereiro de 2009, no dia 22 às 9h, foi celebrada outra Missa na igreja, cujas obras estavam em andamento.

Domingo, 10 de maio desse mesmo ano, na Celebração Eucarística das 9h, recebemos e apresentamos à comunidade a belíssima imagem de Santa Rosa de Lima, vinda da cidade de Lima, no Peru, sua terra natal. Foi um momento de profunda emoção e alegria.

No dia 23 de agosto celebramos, já dentro da igreja, ainda em construção, a festa da Padroeira, precedida de um tríduo preparatório assumido pelos padres Pedro, Joacir e Célio. No dia da festa, padre Pedro presidiu a Eucaristia, com a igreja cheia, inclusive com a participação de vários peruanos. A seguir, foi realizada a primeira procissão com a imagem de Santa Rosa de Lima pelas ruas do bairro.

Em 2010 a igreja já estava com o piso de granito e foi solenemente celebrada a festa. Ao final do ano o acabamento encontrava-se bastante adiantado, inclusive o presbitério.

Em 2011, a missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que conclamou a comunidade a se tornar “uma célula viva, mesma Igreja que deseja tornar-se uma rede de comunidades”.

comunidade-santa-rosa-de-lima (5)

ENDEREÇO: Rua Jaguaribe, 1036 – Nova Floresta – Belo Horizonte / MG

E-mail: santarosadelima@saojudasbh.org.br

SANTA ROSA DE LIMA

comunidade-santa-rosa-de-lima (3)Santa Rosa de Lima foi a primeira santa da América do Sul, padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica. A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil. Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: “Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco”. Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.