Grupos de Testemunhos

Iniciada em meados de 2013, e recebendo formação e instrução dos padres do Santuário, a missão da Pastoral do Dízimo é conscientizar não só os fiéis da Igreja, mas como todas as pastorais que nela trabalham, do verdadeiro sentido bíblico do Dízimo. Dízimo não é pagamento e nem contribuição. É simplesmente uma devolução para a Igreja continuar EVANGELIZANDO e promovendo ajuda aos que mais necessitam, expandindo ainda mais o Reino de Deus. Pretende-se tocar o coração de cada filho de Deus em busca de um mundo melhor – o mundo da PARTILHA.

Junte-se à Pastoral do Dízimo neste movimento, que é um ato de amor e reconhecimento a Deus de Tua bondade para conosco.
Reuniões na primeira quarta-feira de cada mês às 12h, no Salão Paroquial.

A Sociedade São Vicente de Paulo é uma organização católica, fundada em 23 de abril de 1833, pelo jovem Antônio Frederico Ozanam, beatificado pelo Papa João Paulo II em agosto de 1997, e mais seis companheiros, com o objetivo de testemunhar a fé católica através da prática da caridade. Assim, a missão da Sociedade São Vicente de Paulo é aliviar a miséria espiritual e material dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica.

Os Vicentinos se reúnem em grupos chamados Conferências e, na comunidade do bairro da Graça, o movimento está presente desde de dezembro de 1949, com fundação da Conferência de Santa Fausta, que deu iniciativa à construção de uma pequena capela em terreno doado pela família Silveira que, posteriormente, em 1954, foi construída a paróquia São Judas Tadeu.

Atualmente, o movimento conta com sede própria localizada na rua São Roque, 26, bairro da Graça, que foi construída em um terreno também doado pela família Silveira e, no âmbito da Sociedade São Vicente de Paulo, é conhecido como Conselho Particular de São Judas Tadeu. É formado por seis Conferências que se reúnem, semanalmente, para realizar as atividades de promoção humana.

Além das visitas domiciliares às famílias assistidas, também são desenvolvidos projetos que visam a promoção de quem nos procura, com o PAS (Programa de Atendimento Social), que oferece atendimento psicológico e médico gratuito às terças-feiras, e o PEA (Programa Espaço Aberto), uma parceria que oferece atendimento na área educacional e da saúde com valores mais acessíveis para a comunidade.

Reuniões: Primeira segunda-feira, após o terceiro sábado do mês, às 19h30

Conferências Filiadas

– Conferência de Santa Fausta (Desde 18 de dezembro de 1949)
Reunião: segunda-feira, às 18h30

– Conferência de Santa Margarida de Cortona (Desde 19 de junho de 1955)
Reunião: quinta-feira, às 19h

– Conferência de São Silvério (Desde 15 de julho de 1956)
Reunião: segunda-feira, às 18h30

– Conferência São Macário (Desde 14 de abril de 1957)
Reunião: sábado, às 9h30

– Conferência Nossa Senhora de Guadalupe – Crianças e Adolescentes (Desde 23 de abril de 1995)
Reunião: sábado, às 10h30

– Conferência São José de Calasanz – Crianças e Adolescentes (Desde 23 de abril de 2004)
Reunião: sábado, às 10h30

Informações: (31) 3432-0713
Conheça mais sobre o Movimento Vincentino.
Acesse: www.ssvpbrasil.org.br / www.ssvpcmbh.org.br

O Apostolado da Oração é uma rede mundial de oração e ação para responder aos desafios da humanidade dentro da missão da Igreja. Pretende formar homens e mulheres unidos a Cristo, esclarecidos na própria fé e disponíveis para servir a Igreja no seu ambiente quotidiano.

Na sua longa tradição de quase dois séculos, o Apostolado da Oração é uma obra confiada pela Santa Sé à Companhia de Jesus, que tem como missão principal a formação de cristãos atentos e comprometidos com as necessidades da Igreja e do Mundo.

Atualmente, mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo unem-se para rezar pelas intenções que o Santo Padre pede à Igreja, o que faz com que o AO seja uma enorme família de pessoas que diariamente oferecem o seu dia, no silêncio da oração e na profundidade espiritual das atividades quotidianas.

Tem como base a santificação da própria vida, através da relação pessoal com Jesus, que leva a uma atitude cristã de alegria e esperança no meio onde se vive e aberto às grandes intenções da Igreja e do mundo.

Apesar de tradicionalmente se ter organizado em grupos, presentes em muitas paróquias, o Apostolado da Oração não é um movimento eclesial, nem pretende ser um organismo que exija uma filiação ou compromissos particulares. É, antes de mais, uma proposta de espiritualidade, transversal a qualquer idade, cultura, estado social ou pertença a movimentos católicos.

Destina-se, por isso, a qualquer cristão que deseje viver mais profundamente a sua fé.

A espiritualidade do AO vive-se a partir de quatro propostas:

1. Oferecer diariamente, pela manhã, o dia que começa, pondo-se à disposição para que o Espírito Santo atue em cada momento do dia e leve à realização concreta dos valores do Evangelho.
2. Aprender a rezar, a criar intimidade com Deus, a viver no silêncio do coração a inspiração e a novidade do Evangelho para cada dia. Juntamente com isso, procura-se ainda formar a própria fé, dando inteligência dos mistérios e a capacidade de dialogar com as interrogações e desafios que hoje são postos à Igreja.
3. Alimentar uma profunda devoção à celebração da Eucaristia, como o Sacramento que resume e inspira a vida cristã, descobrindo nele a presença amorosa de Deus, na pessoa de Jesus e do seu Coração.
4. Viver unidos ao Santo Padre, na oração pelas intenções que pede mensalmente a todos os cristãos, saindo dos horizontes quotidianos e abrindo-se aos problemas da grande família humana.

[ Fonte: www.apostoladodaoracao.com.br]

Reunião: primeira quinta-feira do mês, de 18h às 19h, na Capela de Adoração Perpétua no subsolo do Santuário.
Na primeira 6ª-feira é realizada a Adoração ao Santíssimo Sacramento onde estão presentes os membros do Apostolado.
Festa do Coração de Jesus: último sábado do mês de junho.

A atuação da Legião se apoia no tripé: Oração, reunião e trabalho.

Desenvolve, além da divulgação da reza do Terço, visitas às famílias em geral, idosos, enfermos, enlutados, aos asilos, hospitais e apostolado nos cemitérios. A Legião de Maira leva conforto espiritual, carinho, escuta amorosa, o serviço na gratuidade a todos que necessitam de paz e consolo.

É um trabalho semanal, determinado pela Presidente do Presidium, quando, duas a duas legionárias, executam o trabalho. Está sempre presente no engajamento paroquial. A Legião baseia sua espiritualidade e apostolado no princípio dinâmico da união com a Virgem Maria, tendo-a como modelo de virtudes. Cada grupo ou Presidium é composto de 4 oficiais:

Presidente, Vice-presidente, Secretário e Tesoureiro, além dos outros membros, e tem a orientação espiritual, de um sacerdote ou religiosa.

Colocamo-nos à disposição de todos aqueles que queiram conhecer o nosso trabalho e queiram participar conosco deste apostolado tão edificador. Não exige escolaridade, nem limite de idade. A condição é que se reze o terço e as orações próprias da Legião, todos os dias.

– Cúria Nossa Senhora das Graças
Coordenadora: Maria Lúcia G. Noronha
Reunião: segundo sábado, de 8h30 às 10h30, na Capela de Adoração Perpétua no subsolo do
Santuário

– Presidium Nossa Senhora de Guadalupe
Coordenadora: Sônio Santos Barcelos (Toné)
Reunião: segunda-feira, de 16h30 às 18h, na Capela de Adoração Perpétua no subsolo do
Santuário

– Presidium Nossa Senhora do Rosário
Coordenadora: Maria Manini Teixeira Soares (D. Mariquinha)
Reunião: sexta-feira, de 17h às 18h30, na Capela de Adoração Perpétua no subsolo do
3Santuário

O Movimento Mãe Rainha realiza sua missão por meio de:

a – Reuniões e encontros com os membros do Movimento, com a oração do terço como introdução.
b – Encontros de espiritualidade entre os membros do Movimento como: novena de Natal, encontros promovidos pela Campanha da Fraternidade, adoração ao Santíssimo Sacramento às primeiras 5ª-feiras.
c – Participação em encontros de formação, no Santuário “Tabor da Liberdade”, em Confins.
d – Serviços de evangelização das famílias, como nos conclamam as diretrizes da ação evangelizadora: “Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo”, conscientes do tesouro de graças que a Mãe e Rainha leva mensalmente aos lares.
e – Visitas mensais com convite às famílias para as celebrações eucarísticas.
f – Levar a oração do terço às famílias.
g – Serviços de Obras Sociais, junto às famílias, para os nossos irmãos carentes.
h – Convite às famílias para a Adoração do Santíssimo Sacramento toda primeira quinta-feira do mês, durante todo o dia.

Você, que tem muito a pedir e a agradecer a Deus, venha descobrir a força intercessora da

Mãe, que nos acolhe como filhos, junto do Filho. Participe do Movimento Mãe Rainha em nosso Santuário!
Reunião: terceira segunda-feira do mês, de 15h às 16h30, ao lado da Sala dos Confessionários.

O Grupo de Voluntários do dia 28 é formado por paroquianos, peregrinos e devotos de São Judas de Tadeu que, desejando expressar essa devoção, não só com palavras, mas com ações, querem cooperar para que a organização e acolhida sejam características marcantes no Santuário.

Os voluntários atuam no dia 28 de outubro e nos dias 28 de cada mês, orientando e acolhendo a todos os visitantes com presteza e carinho.
O Santuário se compromete a ajudar, mantendo encontros mensais para todo o grupo numa caminhada espiritual, moral e familiar.

Você também pode ser um voluntário e nos ajudar nessa importante missão do acolhimento.
Procure a Sala de Voluntários nos dias 28 e cadastre-se.
Reunião: terceira segunda-feira do mês, das 19h às 21h, no Salão Paroquial do Santuário

O “Grupo de Rua” surgiu logo após uma novena de Natal, com o objetivo de levar aos lares a oração em família, como meio de união, amor e fraternidade e através da Palavra de Deus evangelizar nossa comunidade.

Coordenadora: Noêmia
Reunião: terça-feira, entre 17h e 20h, nas residências cadastradas
Informações: (31) 3444-1354 / (31) 8654-9618
E-mail: nasoafig@gmail.com

O Grupo Encontro Feliz da terceira idade tem como Objetivos a socialização dos membros integrantes (a partir de 50 anos), ajudando, através de algumas atividades, a conservar a memória ativa; desenvolver a autoconfiança e autoestima; ciar oportunidades de passeios e eventos condizentes com a idade dos membros; refletir sobre a influência do idoso no lar, na comunidade e na sociedade em geral.

Coordenadora: Maria Lúcia
Reuniões de Convivência: quarta-feira, de 14h às 17h, no Salão Paroquial do Santuário.

O Grupo de Oração é um meio que nos possibilita descobrir o desejo de Deus, que nos dá a condição de chegarmos aos tesouros do céu, que só podem ser alcançados se optarmos por mergulhar no coração de Deus que vai, nos revelando a cada semana, a cada Grupo, todo o

Seu plano para cada um de nós, e que vai ajustando a batida do nosso coração ao Seu próprio coração para assim sermos um, como ele e Jesus o são e a nossa alegria então ser completa e verdadeira. E é o Espírito que nos une num só corpo, o Corpo de Cristo. É o Espírito quem ao nos dar testemunho de Jesus, que é a Revelação Definitiva do Pai, nos converte em testemunhas do Cristo ressuscitado até os confins da terra.

Novena Perpétua da Sagrada Face
“A contemplação do Divino Rosto de Jesus é o meio eficaz de conhecer a Nossa Senhor e merecer, como que de imediato, o seu amor”.
Coordenadora: Maria Paixão
Reunião: Terça-feira, às 14h, na Capela de Adoração Perpétua no subsolo do Santuário

Grupo de Oração do Pai Nosso e Intercessão
À luz do Espírito Santo, tem como a missão de interceder junto ao Pai por toda a Igreja.
Coordenadora: Maria de Lourdes S. Souza
Reunião: todos os dias, após a missa das 7h e nos dias 28, na Capela de Adoração Perpétua no subsolo do Santuário.

Grupo de Oração Jesus está aqui
Tem como objetivos levar seus participantes à experiência da graça da efusão do Espírito Santo; levar o conhecimento do desejo de DEUS que caminha conosco, anunciando seu amor infinito; conversão de vida; ter uma vida de louvor, propagando a alegria e a paz; incentivar a necessidade da oração pessoal e comunitária e a frequência aos Sacramentos; e incentivar o compromisso de vida com Deus e com os irmãos.
Reunião: terça-feira, de 15 às 17h, na Capela de Adoração Perpétua no subsolo do Santuário.

Aprender a orar e aprender a viver O idealizador e fundador das Oficinas de Oração e Vida é Frei Ignácio Larrañaga, sacerdote capuchinho.

As Oficinas de Oração e Vida são uma nova forma de Evangelização. Apresentam Jesus de uma forma mais vibrante e ativa, adaptada às necessidades do mundo atual. Está baseada no AMOR e no que este é capaz de realizar.

Oficinas de Oração para Adultos
A – Coordenadora: Eunice
Reunião: terça-feira, de 19h às 21h nas salas de Catequese, ao lado do Salão Paroquial

B – Coordenadora: Virgínia Amélia
Reunião: terça-feira, de 19h às 21h, na Comunidade Santa Rosa de Lima

Oficina de Oração para Jovens
Coordenadora: Maria Neto
Reunião: sábado, de 16h às 17h30, no Santuário ao lado da Sala dos Confessionários

O grupo de jovens tem como objetivo promover uma interação entre os jovens, comunidade e, especialmente, proporcionar o encontro com Deus, o conhecimento e aprofundamento da Palavra.

Para alcançar tais objetivos, o grupo de jovens trabalha três dimensões:
1 – Espiritualidade, através da leitura, conhecimento e aprofundamento da Palavra.
2 – Social, buscando desenvolver e acompanhar projetos sociais, visitando entidades e acolhendo famílias carentes.
3 – A interação com outros Grupos de Jovens de Paróquias diversas, priorizando as

Paróquias que fazem parte da nossa Forania Nossa Senhora das Dores.